Dentre as dificuldades detectadas em sala de aula e que não
configura uma deficiência intelectual, mas uma disfunção funcional é a
dislexia.
A dislexia é mais frequentemente caracterizada por dificuldade na
aprendizagem da decodificação das palavras. Pessoas disléxicas apresentam
dificuldades na associação do som à letra (o princípio do alfabeto); também
costumam trocar letras, por exemplo, b com d, ou mesmo escrever-las na ordem
inversa, por exemplo, "ovóv" para vovó.
A dislexia, contudo, é um problema visual, envolvendo o
processamento da escrita no cérebro, sendo comum também confundir a direita com
a esquerda no sentido espacial.
Esses sintomas podem coexistir ou mesmo confundir-se com
características de vários outros fatores de dificuldade de aprendizagem, tais
como o déficit de atenção e hiperatividade, dispraxia, discalculia e/ou
disgrafia. Contudo a dislexia e as desordens do déficit de atenção e
hiperatividade não estão correlacionados com problemas de desenvolvimento.
Recursos e alternativas para
que o aluno dislexico possa acompanhar
Ensino Fundamental –
Alfabetização
•Confecção, do próprio material para alfabetização, como desenhar e
montar uma cartilha;
•Uso de gravuras e fotografias (a imagem é essencial);
•Material dourado (Material Curisineire);
•Folhas quadriculadas para matemática;
•Não deve ser forçada a ler em voz alta, em classe, a menos que demonstre desejo em fazê-lo;
•Uso de gravuras e fotografias (a imagem é essencial);
•Material dourado (Material Curisineire);
•Folhas quadriculadas para matemática;
•Não deve ser forçada a ler em voz alta, em classe, a menos que demonstre desejo em fazê-lo;
Alunos do Ensino Médio
1- Resumir o conteúdo e passar para o aluno.
2- à cada novo conteúdo o aluno deve receber um esquema , com a descrição dos pontos principais;
2- à cada novo conteúdo o aluno deve receber um esquema , com a descrição dos pontos principais;
Recursos de Apoio
- projetor de slides, vídeos, computador… sempre com muitas
imagens que vai ajudar o disléxico melhorar a compreensão dos conteúdos através
da associação entre os conteúdos e palavras>sons>imagens.
- Todo conteúdo deverá ser contextualizado, pois vai auxiliar na retenção de memória dos conteúdos.
-Quando a aula for expositiva evite passar conteúdos escritos simultaneamente.
-O livro falado é um recurso adaptado para deficientes visuais e que podem e devem ser usados pelos disléxicos, sempre que possível;
-Revisar conteúdos, com tempo para tirar dúvidas;
- O aluno disléxico pode e deve fazer uso de calculadoras, usar tabuadas, dicionários durante as atividades e avaliações;
-Conceda um tempo maior para a realização de atividades escritas;
-Antes da realização das atividades leia em voz alta e pausada à todos dos enunciados-Usar gravador;
•Uso de informática, como corretor ortográfico.
- Todo conteúdo deverá ser contextualizado, pois vai auxiliar na retenção de memória dos conteúdos.
-Quando a aula for expositiva evite passar conteúdos escritos simultaneamente.
-O livro falado é um recurso adaptado para deficientes visuais e que podem e devem ser usados pelos disléxicos, sempre que possível;
-Revisar conteúdos, com tempo para tirar dúvidas;
- O aluno disléxico pode e deve fazer uso de calculadoras, usar tabuadas, dicionários durante as atividades e avaliações;
-Conceda um tempo maior para a realização de atividades escritas;
-Antes da realização das atividades leia em voz alta e pausada à todos dos enunciados-Usar gravador;
•Uso de informática, como corretor ortográfico.
Avaliação
A avaliação, não a
dissociando da ideia do pleno desenvolvimento do indivíduo, principalmente em
situações de dificuldades de aprendizagem, como a dislexia, em que o aluno
aprende, mas não demonstra pela leitura e pela escrita, faça avaliações de
formas alternativas inclusive oral, nas aulas, conteúdos, e
principalmente orais, e preocupe-se com a
autoestima do aluno disléxico, ele tem plena compreensão de sua dificuldade e
necessita ser estimulado e compreendido.
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