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domingo, 11 de agosto de 2013

Atividades pedagógicas e Avaliação:aluno disléxico - Ensino Fundamental e Ensino Médio

O educador necessita ter muita sensibilidade diante de uma aluno que apresenta dificuldades de aprendizagem até que possa ser investigada a causa para adequar o atendimento de acordo com suas necessidades educacionais. As dificuldades, defasagem, comprometimentos tem inúmeras causas e nem sempre configuram um aluno considerado ANAEE e ainda assim necessitam  intervenções apropriadas e apoio emocional.
Dentre as dificuldades detectadas em sala de aula e que não configura uma deficiência intelectual, mas uma disfunção funcional é a dislexia.
A dislexia é mais frequentemente caracterizada por dificuldade na aprendizagem da decodificação das palavras. Pessoas disléxicas apresentam dificuldades na associação do som à letra (o princípio do alfabeto); também costumam trocar letras, por exemplo, b com d, ou mesmo escrever-las na ordem inversa, por exemplo, "ovóv" para vovó.
A dislexia, contudo, é um problema visual, envolvendo o processamento da escrita no cérebro, sendo comum também confundir a direita com a esquerda no sentido espacial.
Esses sintomas podem coexistir ou mesmo confundir-se com características de vários outros fatores de dificuldade de aprendizagem, tais como o déficit de atenção e hiperatividade, dispraxia, discalculia e/ou disgrafia. Contudo a dislexia e as desordens do déficit de atenção e hiperatividade não estão correlacionados com problemas de desenvolvimento.
Recursos e alternativas para que o aluno dislexico possa  acompanhar
a turma
Ensino Fundamental – Alfabetização
Confecção, do próprio material para alfabetização, como desenhar e montar uma cartilha;
•Uso de gravuras e fotografias (a imagem é essencial);
•Material dourado (Material Curisineire);
•Folhas quadriculadas para matemática;
•Não deve ser forçada a ler em voz alta, em classe, a menos que demonstre desejo em fazê-lo; 
Alunos do  Ensino Médio
1- Resumir o conteúdo e passar para o aluno.
2- à cada novo conteúdo o aluno deve receber um esquema , com a descrição dos pontos principais;
Recursos de Apoio
- projetor de slides, vídeos, computador…  sempre com muitas imagens que vai ajudar o disléxico melhorar a compreensão dos conteúdos através da associação entre os conteúdos e palavras>sons>imagens.
- Todo conteúdo deverá ser contextualizado, pois vai auxiliar na retenção de memória dos conteúdos.
-Quando a aula for expositiva evite passar conteúdos escritos simultaneamente.
-O livro falado é um recurso adaptado para deficientes visuais e que podem e devem ser usados pelos disléxicos, sempre que possível;
-Revisar conteúdos, com tempo para tirar dúvidas;
- O aluno disléxico pode e deve fazer uso de calculadoras, usar tabuadas, dicionários durante as atividades e avaliações;
-Conceda um tempo maior  para  a realização de atividades escritas;
-Antes da realização das atividades leia em voz alta e pausada à todos dos enunciados-Usar gravador;
•Uso de informática, como corretor ortográfico.
Avaliação
avaliação, não a dissociando da ideia do pleno desenvolvimento do indivíduo, principalmente em situações de dificuldades de aprendizagem, como a dislexia, em que o aluno aprende, mas não demonstra pela leitura e pela escrita, faça avaliações de formas alternativas inclusive oral, nas aulas, conteúdos, e principalmente orais, e preocupe-se com a autoestima do aluno disléxico, ele tem plena compreensão de sua dificuldade e necessita ser estimulado e compreendido.

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