Todas as atividades a serem realizadas devem ser,
preferencialmente, através de material concreto, que possa ser manuseado pelo
aluno, e algumas atividades escritas.
Veja algumas sugestões:
1- Esquema Corporal: atividades que
demonstrem as descobertas e consciência que o aluno tem do próprio
corpo como um todo e como partes interligadas e relacionadas.
Sugestão de Atividade:
Brincar com bonecos - desmontando e montado partes do corpo :
(este boneco de pano tem as partes montadas com velcron: cabeça,
olhos, boca; membros: braços e pernaS, assim como as roupas)
Atividade Escrita - avalia,também, a habilidade motora de
recortar e colar - montar o corpo humano e colorir – respeitando os
limites.
2-Lateralidade:
Dominância lateral definida – reconhece direita e esquerda em si
mesmo e nos outros:
Sugestão: informalmente, pedir que o aluno coloque um objeto á esquerda ou
á direita de outro. E perguntar qual das mãos você escreve? Direita ou
esquerda? Mesmo se o aluno não responder corretamente observar se tem a lateralidade definida.
3-Estruturação
Espacial/Orientação Temporal – 4- Expressão oral e/ou escrita
Paineis sugestivos de tempo: Manhã, Tarde E Noite, Dias da Semana(solicitar que o aluno
identifique o tempo, de forma escrita ou oralmente, contextualizando atividades
que são do seu cotidiano, naquele período de tempo solicitado; manhã, tarde e
noite (você vai para a escola: de manha ou de tarde?, e quando você dorme? de
manha ou de tarde?); nomear os dias da semana – identificando suas atividades
de cada dia, como exemplo, tem aula no sábado, o que você faz aos domingos?)
Essa atividade vai evidenciar a noção que o aluno tem de si mesmo no tempo e no
espaço.
· Manhã , tarde e noite.
· Dias da semana.
·Que dia é hoje ( semana, mês) , 23, 2ª feira;– e ontem? 22,
domingo; e a manhã? 24, terça-feira
· Meses do Ano.
· Endereço em que mora.
· Data do aniversário.
Dias da Semana
Abra a “Caixinha azul e encontre a cidade em que você mora, no
Distrito Federal.(Esta atividade foi usada numa escola pública do Distrito
Federal)
Organização de história (organização
temporal)
em sequência: cinco estímulos (organização temporal)
Organização temporal – sequência com três estímulo
5-Teste da
Psicogênese da Escrita
Através de uma motivação siginficativa, para o aluno, escolher
quatro palavras do mesmo campo semântico e uma frase.
Nesta atividade o aluno manuseia miniaturas de animais e escolhe
os animais cujos nomes ( as 4 palavras – ele escreverá)_ Importante: não use
palavras que já formam trabalhadas na escola.
Coordenação Motora ampla/
ritmo e equilíbrio e Raciocínio lógico Matemático
· Correr, bater palmas , pular corda, segurar o lápis, cortar,
separar grãos, andar numa reta ( de costas, de frente, olhos fechados)
· Andar numa reta equilibrando um livro na cabeça
Percepção e
Discriminação auditiva: Atividades escritas- sons inciais e sons fianais dos nomes
de objetos;
Identificar o som de instrumentos sonoros, objetos, animais,
letras (fonemas iniciais e finais das palavras)
Análise e Sintese
visual:
Palavras Cruzadas (com letras
móveis, ou em atividade escrita)
além de todas as habilidades mencionadas na imagem, avalia-se
também a habilidade de juntar letras para formar sílabas ou palavras.
Quebra-Cabeça
6-Raciocínio Lógico
Matemático:
Quebra-Cabeça, Palavra-Cruzada, Seriação e Conservação, figuras
geométircas, sistema monetártio
Jogo de Damas – Xadrez – Banco Imobiliário: Avalia a
habilidade de resolver situações-problemas.
Usar miniaturas de moedas e notas e, informalemte, perguntar
se as reconhece. Se ele ( o aluno tiver uma nota de cinco reais, o que dá prá
ele compra no supermercado? vai haver troco?)
Pode-se usar também encartes de supermercado e avaliar as noções
de valores e situção- problema usando dinheito.
São situações bem elementares só para avaliar as capacidades
mentais de raciocínio, pois o aluno que está sendo avaliado tem dificuldades de
aprendizagem e está sob suspeita de Deficiência Intelectual.
Para avaliar a psiomotricidade e as noções de cheio/vazio,
muito/pouco; perto/longe; maior/menor; alto/baix; fino/grosso… use os objetos
da sala, os materiais escolares e faça comparações, peça que mude objetos de
lugar.
Estas atividades avaliativas de habilidades adquiridas ou em
desenvolvimento, podem ser usadas nas intervenções aos alunos que
apresentam dificuldades de aprendizagem.
Por: Júlia Virginia de Moura
Nenhum comentário:
Postar um comentário