Ao recebermos alunos na nossa escola,temos a impressão de
que ele aprende como os outros, da mesma forma, no mesmo padrão. Porém,
aprendemos, nas diversas aulas de didática, dicotomicamente, que cada aluno aprende
de uma forma diferente. Mas, na mesma afirmação, acabam caindo em
contradição,quando nos ensinam, na maioria dos casos a ensinar somente alunos
"bons", que "aprendem". Da mesma maneira, somente uma
metodologia ou teoria cabe nas escolas. Isto é complicado, pois os meus alunos,
no cotidiano escolar, acabam sendo submetidos a vários métodos, que
subliminarmente aplicamos sem reconhecer seu real nome.
A verdade é que podemos e praticamos a mescla de conteúdos,
então, por que não pratica-las para incluir? Fica a ideia.
Para facilitar, segue em anexo as ideias mais utilizadas em
nossa escola, seguindo os pensadores e não suas teorias. Observem como
praticamos desde a pré escola todos sem exceção:
PENSADOR
|
PIAGET
|
VYGOTSKY
|
FREUD
|
WALLOM
|
CONCEPÇÕES
|
Psicogenética = Construtivismo
Eu e o meio. (interação)
Pensamento / Conhecimento
Maturação/ Equilibração
Nível de Pensamento:
|
Sócio- Interacionista
Eu e os outros. (interação)
Diálogo.
Zona de Desenvolvimento Proximal.
É a distância entre o nível de desenvolvimento real,
determinado pela capacidade de resolver problemas sozinho e o nível de
desenvolvimento proximal, demarcado pela capacidade em resolver problemas com
a ajuda de alguém mais experiente.
|
Reconhecimento do eu.
Experiências modificam o comportamento.
Equilibração entre o Ego/Id/Superego.
Fases do Desenvolvimento:
|
Afetividade, movimento e emoção.
Aprendo através das emoções geradas a partir de atitudes
que me geram desconforto ou prazer.
Preciso do outro, para agregar valor ao aprendizado.
Movimentos:
Atitudes:
|
TENDÊNCIAS
|
Interacionista:
- Construção do conhecimento por meio da interação com o
meio;
- o ato de aprender envolve compreensão, raciocínio lógico
e reflexão;
- fazem parte deste ato, erros construtivos;
- o professor é o mediador entre o aprendiz e o meio que o
cerca.
|
Interacionista:
- Construção do conhecimento por meio da interação com o
outro, através do diálogo;
- o ato de aprender envolve compreensão, raciocínio lógico
e reflexão;
- fazem parte deste ato, erros construtivos;
- o professor é o mediador entre o aprendiz e o outros que
estão em processo de aprendizagem.
|
Ambientalista/ Behaviorista
Também fazem parte desta : Pavlov e Skinner)
- O homem é produto do meio;
- A aprendizagem é entendida como modificação de
comportamento através de experiências;
- o professor é o centro do processo de aprendizagem e do
ensino;
- O aluno aprende através de experiências vividas, que
modificam seu comportamento.
|
Interacionista:
- Construção do conhecimento por meio da interação com o
meio e com o outro, através de desencontros e encontros;
- o ato de aprender envolve compreensão, raciocínio lógico
e reflexão;
- fazem parte deste ato, erros construtivos;
- o professor é o mediador entre o aprendiz e o afeto que
o envolve. O papel do professor é importante para o desenvolvimento do afeto
com os objetos e com os outros seres. É o primeiro contato extra-família, de
construção de afeto.
|
Diante destas informações, deixamos de fora a tendência
tradicional, uma vez que vem sido cada vez mais comum, não trabalhá-la em
nossas escolas. Porém é ato falho dizer que não a utilizamos mais, uma vez que
utilizamos livros didáticos como fonte de saber e de conhecimento, sua
apresentação é primordial em materiais didáticos e listas escolares. Não se
trata de deixar de “usar o tradicional”, se trata de aprimorar. Pois, nós
mesmos, educadores deste século, fomos educados neste método, e pelo menos eu,
não tenho o que reclamar. Portanto, utilizar um pouco de cada, e não deixar o
tradicional de lado, seria a melhor receita de ensino.
MÉTODO TRADICIONAL
INATISTA/ GESTALTISTA
|
- o aprendiza nasce com conhecimento, só precisa ser
aprimorado.
- o todo é aprendido de uma só vez, de forma imediata;
- o aluno se vê refletido no papel do professor.
|
Neste método, o aluno é reflexo do professor, que é a peça
chave de aprendizagem. O livro tem
papel fundamental e é fonte de saber. Predomina nas cópias e planejamentos
formatados, além de horários escolares.
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário