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sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

AS DIVERSAS METODOLOGIAS UTILIZADAS NA ESCOLA.


 
Ao recebermos alunos na nossa escola,temos a impressão de que ele aprende como os outros, da mesma forma, no mesmo padrão. Porém, aprendemos, nas diversas aulas de didática, dicotomicamente, que cada aluno aprende de uma forma diferente. Mas, na mesma afirmação, acabam caindo em contradição,quando nos ensinam, na maioria dos casos a ensinar somente alunos "bons", que "aprendem". Da mesma maneira, somente uma metodologia ou teoria cabe nas escolas. Isto é complicado, pois os meus alunos, no cotidiano escolar, acabam sendo submetidos a vários métodos, que subliminarmente aplicamos sem reconhecer seu real nome.

A verdade é que podemos e praticamos a mescla de conteúdos, então, por que não pratica-las para incluir? Fica a ideia.

Para facilitar, segue em anexo as ideias mais utilizadas em nossa escola, seguindo os pensadores e não suas teorias. Observem como praticamos desde a pré escola todos sem exceção:

PENSADOR
PIAGET
VYGOTSKY
FREUD
WALLOM
CONCEPÇÕES
Psicogenética = Construtivismo
Eu e o meio. (interação)
Pensamento / Conhecimento
Maturação/ Equilibração
Nível de Pensamento:
  • Sensório-motor(0 a 2 a)
  • Pré-operatório (2 a 7 a)
  • Operações-concretas (7 a 11/12 a)
  • Operações-Formais (11/12 a em diante)
Sócio- Interacionista
Eu e os outros. (interação)
Diálogo.
Zona de Desenvolvimento Proximal.
É a distância entre o nível de desenvolvimento real, determinado pela capacidade de resolver problemas sozinho e o nível de desenvolvimento proximal, demarcado pela capacidade em resolver problemas com a ajuda de alguém mais experiente.
Reconhecimento do eu.
Experiências modificam o comportamento.
Equilibração entre o Ego/Id/Superego.
Fases do Desenvolvimento:
  • Oral (tudo leva à boca, o prazer é gerado na boca)
  • Anal (nesta fase, o prazer localiza-se no ânus, fica responsável pela exercesse das fezes)
  • Fálica (descobrimento dos sexos – minha mãe é objeto de prazer- para o menino; e meu pai- para a menina)
  • Latência ( a cultura da sociedade é imposta sobre o meu comportamento, a fase escrita é mais importante)
  • Genital (quando passo a usar o meu corpo para atrair o outro)
Afetividade, movimento e emoção.
Aprendo através das emoções geradas a partir de atitudes que me geram desconforto ou prazer.
Preciso do outro, para agregar valor ao aprendizado.
Movimentos:
  • Exógeno: resultante dos desencontros entre as ações da criança e o ambiente exterior.
  • Endógeno: quando gerados pelos efeitos da maturação nervosa.
Atitudes:
  • Impulsivo- emocional (primeira infância)
  • Sensório motor e projetivo (até oito anos)
  • Personalismo (até 12 anos)
  • Categorial ( até 18 anos)
  • Predominância Funcional (adulto)
TENDÊNCIAS
Interacionista:
- Construção do conhecimento por meio da interação com o meio;
- o ato de aprender envolve compreensão, raciocínio lógico e reflexão;
- fazem parte deste ato, erros construtivos;
- o professor é o mediador entre o aprendiz e o meio que o cerca.
Interacionista:
- Construção do conhecimento por meio da interação com o outro, através do diálogo;
- o ato de aprender envolve compreensão, raciocínio lógico e reflexão;
- fazem parte deste ato, erros construtivos;
- o professor é o mediador entre o aprendiz e o outros que estão em processo de aprendizagem.
Ambientalista/ Behaviorista
Também fazem parte desta : Pavlov e Skinner)
- O homem é produto do meio;
- A aprendizagem é entendida como modificação de comportamento através de experiências;
- o professor é o centro do processo de aprendizagem e do ensino;
- O aluno aprende através de experiências vividas, que modificam seu comportamento.
Interacionista:
- Construção do conhecimento por meio da interação com o meio e com o outro, através de desencontros e encontros;
- o ato de aprender envolve compreensão, raciocínio lógico e reflexão;
- fazem parte deste ato, erros construtivos;
- o professor é o mediador entre o aprendiz e o afeto que o envolve. O papel do professor é importante para o desenvolvimento do afeto com os objetos e com os outros seres. É o primeiro contato extra-família, de construção de afeto.

 

Diante destas informações, deixamos de fora a tendência tradicional, uma vez que vem sido cada vez mais comum, não trabalhá-la em nossas escolas. Porém é ato falho dizer que não a utilizamos mais, uma vez que utilizamos livros didáticos como fonte de saber e de conhecimento, sua apresentação é primordial em materiais didáticos e listas escolares. Não se trata de deixar de “usar o tradicional”, se trata de aprimorar. Pois, nós mesmos, educadores deste século, fomos educados neste método, e pelo menos eu, não tenho o que reclamar. Portanto, utilizar um pouco de cada, e não deixar o tradicional de lado, seria a melhor receita de ensino.

MÉTODO TRADICIONAL
INATISTA/ GESTALTISTA
- o aprendiza nasce com conhecimento, só precisa ser aprimorado.
- o todo é aprendido de uma só vez, de forma imediata;
- o aluno se vê refletido no papel do professor.
Neste método, o aluno é reflexo do professor, que é a peça chave de aprendizagem.  O livro tem papel fundamental e é fonte de saber. Predomina nas cópias e planejamentos formatados, além de horários escolares.

 

 

 

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