terça-feira, 5 de março de 2013
domingo, 3 de março de 2013
Aprender
é muito difícil. Primeiro porque o desejo, sempre infantil, nos pressiona a
realizá-lo sem passar pelo processo. Segundo, porque nosso eu ideal exige a
perfeição "perdida" da infância. Mas, sobretudo, porque a educação
valoriza muito mais o acertar do que o aprender. Nossa educação não nos prepara
para a vida. E nos exige prontos, para tudo. (Evelin Pestana, Casa Aberta -
Página, Psicanálise, Arte e Educação)
sexta-feira, 1 de março de 2013
NEUROCIÊNCIA NA PRÁTICA PEDAGÓGICA
"A Neurociência permite uma abordagem científica da aprendizagem, da formação da inteligência, do comportamento e dos gêneros na interface escolar das dimensões biológicas, psicológicas, afetiva, emociona...l e social do aluno na sala de aula, promovendo o reconhecimento de que ensinar a um "sujeito cerebral" uma habilidade nova implica maximizar o potencial de funcionamento de seu cérebro. Isso porque aprender exige necessariamente planejar novas maneiras de solucionar desafios, necessita de atividades que estimulem as diferentes áreas cerebrais, a fim de desvendar com eficiência o desenvolvimento das potencialidades humanas e a capacidade de pensar."
Fonte: RELVAS, Marta. Neurociência na prática pedagógica.RJ: Ed. Wak, 2012.
Assinar:
Postagens (Atom)