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sexta-feira, 12 de julho de 2013

CIENTISTAS CRIAM MÉTODO PARA DETECTAR DISLEXIA ANTES DA ESCOLA
Ressonância magnética mostraria atividade incomum do cérebro.
Dislexia compromete capacidade de leitura e escrita da criança.

Um estudo publicado na edição desta semana da revista científica "Proceedings of the National Academy of Sciences (PNAS)" mostra que é possível identificar que uma criança é disléxica antes que ela entre no ensino fundamental. Estima-se que entre 5% e 17% das crianças tenham dislexia, uma condição que compromete a capacidade de soletrar, prejudicando a leitura e a escrita. Quando há casos na família, a chance de que uma criança também seja disléxica é maior.

Os pesquisadores do Hospital Infantil de Boston, nos EUA, fizeram exames de ressonância magnética para observar o cérebro de 36 crianças de pré-escola enquanto elas realizavam tarefas em que tinham que decidir se duas palavras começavam com o mesmo fonema – essa também é uma dificuldade enfrentada pelos disléxicos.

Na comparação com o grupo controle, as crianças com histórico de dislexia na família apresentaram atividade reduzida em certas regiões do cérebro: as junções do lobo temporal com o lobo parietal e o occipital. As mesmas áreas também são afetadas pela dislexia nos adultos.

Leia na íntegra: http://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2012/01/cientistas-criam-metodo-para-detectar-dislexia-antes-da-escola.html

Imagem ilustrativa/ Getty

via Neurociências e aprendizagem.

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