Páginas

quarta-feira, 19 de junho de 2013

A Síndrome de Asperger é um tipo de transtorno invasivo do desenvolvimento (TID). Crianças com síndrome de Asperger geralmente apresentam melhor desempenho do que as crianças com autismo. Além disso, as crianças com síndrome de Asperger geralmente têm inteligência normal ou quase normal de desenvolvimento da linguagem, podendo desenvolver problemas de comunicação à medida que envelhecem. Sugere-se que a síndrome de Asperger afeta 2-6 em cada 1.000 crianças. É mais comum em homens do que em mulheres, e geralmente é diagnosticado em crianças entre as idades de 2 e 6 anos.


Sintomas da Síndrome de Asperger:

Os sintomas da síndrome de Asperger podem variar de leve a grave. Os sintomas mais comuns incluem:


• Problemas com habilidades sociais: Crianças com síndrome de Asperger geralmente têm dificuldade de interagir com os outros e muitas vezes são difíceis em situações sociais. Eles apresentam dificuldades em fazer amigos e de iniciar e manter conversação.
• Comportamentos excêntricos ou repetitivos: Crianças com essa condição podem desenvolver movimentos repetitivos e estranhos, como torcer mãos ou torção do dedo.
• Preocupações incomuns ou rituais: Crianças com síndrome de Asperger podem desenvolver rituais que elas se recusam a alterar, como se vestir em uma ordem específica.
• Dificuldades de comunicação: as pessoas com síndrome de Asperger dificilmente fazem contato com os olhos quando falam com alguém. Eles podem ter problemas ao usar expressões faciais e gestos, linguagem corporal e compreensão. Eles também tendem a ter problemas de compreensão da linguagem no contexto.
• Limitada gama de interesses: Crianças com síndrome de Asperger podem desenvolver intensa, quase obsessivo interesse, em algumas áreas como esportes, horários, clima ou mapas.
• Problemas de coordenação: Os movimentos de crianças com síndrome de Asperger pode parecer desajeitado ou constrangedor.
• Qualificado ou talentoso: Muitas crianças com a síndrome de Asperger são excepcionalmente talentosas ou qualificadas em uma determinada área, como música ou matemática.


Causa a Síndrome de Asperger:


• A causa exata da síndrome de Asperger não é conhecida. No entanto, o fato de que ela tende a ocorrer em famílias sugere que uma tendência a desenvolver a doença pode ser hereditária (transmitida de pai para filho).


Tratamento:


O tratamento pode melhorar o funcionamento e reduzir comportamentos indesejados. O tratamento pode incluir uma combinação do seguinte:

• Educação Especial adequada: instituição que esteja estruturada para atender as necessidades especiais do educando
• Estimulo comportamental: Atividades e estratégias desenvolvidas que estimulem e apoiam o comportamento desejado.
• Terapia da fala, física ou ocupacional: Estas terapias são projetadas para aumentar habilidades funcionais da criança.
• Medicação : Não existem medicamentos para tratar a síndrome de Asperger em si, mas os medicamentos podem ser utilizados para o tratamento de sintomas específicos associados, tais como ansiedade, depressão, hiperatividade, e comportamento obsessivo-compulsivo.

Fonte:
http://www.webmd.com/

Observação:

O diagnostico deve ser realizado por profissional capacitado. Texto apenas informativo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário